quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Dor de cabeça por uso excessivo de analgésicos?

por Fernanda Lacerda da Silva Machado

A dor de cabeça é um problema comum. Por isso, muitos já têm sua receita preferida para tratá-la. Mas o que algumas pessoas desconhecem é que o uso excessivo de medicamentos para controlar a dor de cabeça pode na verdade agravar o quadro. 

O fenômeno, também chamado de cefaleia rebote, pode surgir com o uso prolongado de medicamentos bem conhecidos, como aspirina, paracetamol, diidroergotamina e sumatriptano, mesmo que utilizados dentro das doses diárias recomendadas.

Então, como seria o uso excessivo? Considera-se que o uso de medicamentos analgésicos para dores de cabeça por mais de 10 a 15 dias por mês por um período igual ou superior a 3 meses. Nestes casos pode ocorrer aumento na intensidade e na frequência da dor, que passa a acontecer em mais de 15 dias por mês e por um período superior a 3 meses. 

Também há aumento da sensibilidade aos agentes precipitantes, que são aqueles fatores que podem facilitar o surgimento da dor de cabeça, como estresse, mudanças no sono e bebidas alcoólicas. Neste quadro de uso abusivo, há diminuição da eficácia dos tratamentos tanto para tratar a dor como para preveni-la.  

Qualquer pessoa pode ter dores de cabeça por uso de analgésicos. Mas em geral, o problema afeta mais mulheres, com idade entre 40 e 45 anos e que apresentam um histórico de enxaqueca ou cefaleia tensional. O mecanismo exato do efeito não é bem estabelecido, mas acredita-se que envolva um aumento na sensibilidade nos mecanismos de regulação da dor.

O tratamento inclui a suspensão do medicamento usado em excesso. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma retirada lenta.  É importante conversar com o médico para avaliar individualmente qual a melhor estratégia. Com a suspensão do medicamento, há o risco de piora na dor de cabeça. Assim, pode ser necessário utilizar por um período de 5 a 10 dias outro medicamento diferente para controlar os sintomas iniciais da retirada do analgésico e ainda iniciar o tratamento para prevenção, se for necessário.

Como evitar a dor de cabeça causada por analgésicos? 

Primeiramente é preciso investigar as causas das dores de cabeça, pois ela pode indicar outros problemas de saúde. Pessoas que sofrem com dores de cabeça frequentes devem manter um diário da dor, os dias e horários que ocorrem, a duração, outros sintomas, o tratamento utilizado e qual foi a resposta. 

Caso seja necessário utilizar analgésicos, é importante limitar seu uso a no máximo 10 dias por mês ou até duas vezes por semana. 

Algumas estratégias podem ser úteis para prevenir as dores de cabeça:

- buscar estratégias para lidar com o estresse;
- reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
- manter uma rotina de sono adequada;
- manter uma alimentação regrada, evitando pular refeições;
- praticar atividade física.

Ficou com alguma dúvida sobre os medicamentos que citamos? Envie sua pergunta através do nosso formulário.

Referências:
American Headache Society, Consumer Reports Health. Treating Frequent Headaches with Pain Relievers [Internet]. Choosing Wisely. [citado 28 de julho de 2016]. Disponível em: http://www.choosingwisely.org/patient-resources/treating-frequent-headaches-with-pain-relievers/

Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS). The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition (beta version). Cephalalgia 2013;33(9):629–808.
Goadsby PJ, Raskin NH. Headache. In: Kasper D, Fauci A, Hauser S, Longo D, Jameson J, Loscalzo J. eds. Harrison's Principles of Internal Medicine, 19e. New York, NY: McGraw-Hill; 2015. 

Patient - Trusted medical information and support. Medication-induced (Medication-overuse) Headache [Internet]. [citado 28 de julho de 2016]. Disponível em: http://patient.info/health/medication-induced-medication-overuse-headache 

Sweetman, S. Medication overuse headache. In: Martindale: The Complete Drug Reference [Internet]. London: The Royal Pharmaceutical Society of Great Britain. Electronic version, Truven Health Analytics, Greenwood Village, Colorado, USA.; 2013 [citado 26 de julho de 2016]. Disponível em: http://www-micromedexsolutions-com.ez29.periodicos.capes.gov.br

Revisão: Juliana Givisiéz Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).